domingo, 29 de novembro de 2009

As 10 Melhores Empresas Brasileiras de Trabalhar.


Para aqueles que não tiveram a oportunidade de conhecer, ainda, postamos uma versão resumida (Você.sa) das dez melhores empresas brasileiras para se trabalhar em 2009 em ordem decrescente:

10ª LANDIS GYR Local: CURITIBA – PR Atuação: Equipamentos de medição de energia elétrica, gás e água Descrição: As boas perspectivas para os próximos meses também devem colaborar para animar os empregados, pois para atender a demanda reprimida e dar conta do recado, ela pretende contratar mais 70 pessoas e criar um terceiro turno. A comunicação é uma forte aliada: há um jornal interno, uma rádio que passa informes.Benefícios: Plano médico e odontológico; auxílio-creche para as mães; seguro de vida; subsídio para o estudo de filhos de funcionários; previdência privada; bolsa de estudo de 50;%, presente para quem casa, tem filho ou faz aniversário de empresa; auxílio-farmácia; salários acima da média; participação nos lucros; acompanhamento ergonômico e postural; ginástica laboral; orientação nutricional; massagem; parceria com escolas de práticas como ioga, breike e florais; programa para gestantes; realização de exames ginecológicos na própria empresa; campanhas de prevenção de doenças e vacinação.Vantagem: A empresa passou por sua maior crise, mantendo o excelente pacote de benefícios e sem demissões. Há muitas ações voltadas à saúde e à qualidade de vida.Desvantagem: Não há processos formais para identificar e desenvolver competências, nem muita clareza sobre o que é esperado dos funcionários e como crescer por lá.
9ª PLASCAR Local: JUNDIAI – SP Atuação: Peças plásticas para automóveis Líder: André do Nascimento Descrição: A empresa investe fortemente no desenvolvimento profissional dos seus colaboradores e oferece inúmeras oportunidades de crescimento na carreira. Com medidas certeiras, a Plascar conseguiu evitar a demissão de quase todos os seus colaboradores com a crise.Benefícios: Grau de confiança entre os gestores; possibilidade de mudar de setor para se desenvolver profissionalmente; recrutamento interno; Plano Individual de Desenvolvimento (PID); bom clima de trabalho; Programa de Desenvolvimento de Liderança (PDL); auxílio médico e odontológico, bônus para gestores; programa de participação nos lucros; convênios com farmácias, supermercados e universidades; auxílio integral a despesas médicas e educacionais dos colaboradores que possuem filhos excepcionais.Vantagem: Cumpre à risca o respeito às pessoas e evita demissões. Soluções inteligentes e melhoria contínua.Desvantagem: A empresa não tem plano de carreira formal, mas estimula o time a se desenvolver em várias áreas e oferece oportunidades de promoção interna.
8ª CPFL ENERGIA S.A.Local: RODOVIA CAMPINAS/MOGI-MIRIM – SP Atuação: Geradora e distribuidora de energia Descrição: Privatizada há 11 anos, a empresa se esforça para transformar cada um dos seus gestores em representantes da diretoria de recursos humanos em cada departamento. Em todas as 23 empresas espalhadas por SP todos têm tratamento e grau de satisfação semelhante. Participa do grupo de organizações do Instituto Ethos de Responsabilidade Social: substitui eletrodomésticos antigos e instalação de aquecedores solares para os clientes de baixa renda entre outras ações.Benefícios: investe fortemente no topo; Programa de Desenvolvimento Individual direcionado aos líderes; programa de sucessão; investimento em educação; premiação por avaliação de desempenho; subsidio para graduação, pós-graduação e MBA; começa projeto de universidade corporativa com cursos e um MBA funcionando.Vantagem: Academia (ou desconto) nas sedes, nutricionista para orientação dos funcionários e programa de atendimento jurídico, psicológico e social.Desvantagem: Alinhamento das práticas de RH das companhias adquiridas nos últimos dois anos pela holding, caso da RGE (RS) e da unidade Jaguariúna (SP).
7ª CHEMTECH Local: Rio de Janeiro – RJ Atuação: Engenharia e tecnologia Líder: grupo alemão Siemens Descrição: Ano passado, a companhia conquistou os dois maiores projetos da sua história: o complexo petroquímico do Rio de Janeiro e a refinaria Abreu e Lima, em Pernambuco, ambos da Petrobrás. Mesmo com um crescimento exponencial em tão pouco tempo, a empresa conseguiu preservar o ótimo clima e manter seus colaboradores motivados e contratou nos 12 últimos meses quase dois profissionais por dia.Benefícios: Investe alto no desenvolvimento dos funcionários; contrata nove de cada dez estagiários; universidade corporativa, em que investe cerca de 5% do seu faturamento; líderes da Chemtech são treinados para gerir conflitos, comunicar-se abertamente e dar feedback; cursos de lapidação de competências; cultura de confiança; comunicação, aberta e transparente.Vantagem: salários acima da média, investe alto em desenvolvimento e dá autonomia para assumirem grandes projetos.Desvantagem: Reduziu o número de bolsas para cursos externos. O pessoal do nível operacional espera que os incentivos aumentem
6ª BV FINANCEIRA S/ALocal: São Paulo – SP Atuação: Crédito Líder: Grupo Votorantim Descrição: Como foco no crescimento passou de um faturamento de 200 milhões de reais em 2000 para 1,2 bilhão no ano passado. Preza pela comunicação 100% clara: há 14 diferentes meios de fazer uma informação chegar aos trabalhadores, de quadro de avisos a torpedos de celular. O grande mérito da empresa é estabelecer uma relação de confiança com seus funcionários Benefícios: programas de desenvolvimento de liderança; remuneração variável; estipula objetivos difíceis, mas dá condições de alcançá-los.Vantagem: Oferece segurança a seus funcionários, ex.: no início da pandemia do vírus H1N1 no Brasil instalou álcool em gel em todas as suas dependências.Desvantagem: Alguns funcionários dizem que o convênio de saúde não acompanha a qualidade dos outros benefícios.
5ª EUROFARMALocal: CAMPO BELO – SP Atuação: Laboratório de medicamentos Descrição: Todos trabalham felizes. A empresa tem planos ambiciosos e conta com sua equipe para realizá-los. Quer ser o maior laboratório do Brasil até 2015 e cobrir 90% do mercado farmacêutico na América Latina. Para cumprir essa meta, decidiu investir em seu pessoal. Em 2008 investiu 2,1 milhões de reais em treinamento.Benefícios: Salários bons; programa de formação de líderes; subsídio de até 80% de cursos de graduação, pós e MBA para todos; apoio a cursos de idiomas e supletivo; prêmio financeiro por destaque; paga até 20% a mais que o mercado; participação nos resultados; assistência médica para cônjuge; creche.Vantagem: Programa de recrutamento interno. Estacionamento é gratuito para todos.Desvantagem: O pacote de cursos a distância é limitado a instruções sobre programas de informática. Os propagandistas nem conhecem a ferramenta direito.
4ª LABORATÓRIO SABIN Local: Asa Norte Brasília - DF Atuação: Instinto maternal Líder: Sandra Costa e Janete Vaz Descrição: A empresa deixa escapar por seus corredores uma atmosfera de feminilidade. A começar pela própria quantidade de colaboradoras, quase três vezes superior ao número de homens, passando pelo toque de sensibilidade impresso às práticas do dia a dia, o Sabin, não à toa, é definido pelo time como uma mãe. Empregados, não líderes, atuam no processo de construção da estratégia da empresa e são estimulados a opinar nas análises de risco.Benefícios: Os colaboradores recebem auxílio financeiro para casar; fazer enxoval da criança e pagar babá; plano de previdência privada; gratificações ou prêmios, ao contribuir com idéias e projetos; plano de carreira; recrutamento interno.Vantagem: Gestão profissional e participativa e bons benefícios.Desvantagem: cursos ligados apenas à função do funcionário.
3ª VOLVO DO BRASIL Local: Curitiba - PR Atuação: chassis de ônibus, caminhões, motores e cabines Líder: Volvo Internacional Descrição: Preza pela democracia na gestão da companhia. Ano passado foram gastos mais de 10 milhões de reais em educação corporativa. Aos gestores há um MBA com foco em gestão de pessoas, palestras e cursos em conjunto com escolas renomadas. Preocupa-se em reter os talentos e garantir a sustentabilidade do negócio.Benefícios: Equipes com autonomia para planejar o próprio trabalho; sugerir melhorias; plano de carreira e de desenvolvimento (empregados fazem uma auto-avaliação, indicam treinamentos e avaliam seus pares). Para o pessoal administrativo: Programa objetivos de carreira; cursos online; bolsas de estudo (Ensino Fundamental ao doutorado); treinamentos técnicos. Para cargos estratégicos: Programa formal de identificação e desenvolvimento de sucessores (gestores indicam profissionais preparados para desenvolver uma função em médio e longo prazo).Vantagem: Completo pacote de benefícios, o investimento na formação de gestores e sucessores é incentivo para que participem das decisões.Desvantagem: Falta de programa formal de expatriação a interessados. O programa de preparação para aposentadoria mal entendido.
2ª MASA DA AMAZÔNIALocal: Distrito Industrial Manaus - AM Atuação: Componentes plásticos e eletroeletrônicos Líder: Ocimar Melloni Descrição: Tudo que acontece na empresa é previsto com antecedência. Adeptos ao Programa Liderar, um MBA para todos os líderes, com módulos semanais desenvolvidos por meio da pesquisa de clima organizacional.Benefícios: Jornada reduzida para proporcionar disposição gerando força; funcionários valorizados; liberdade para opinar; companheirismo; remuneração fixa competitiva; valorização ao trabalho em equipeVantagem: O plano de desenvolvimento de liderança é forma eficiente para disseminar estratégias entre todos os colaboradores.Desvantagem: Não é permitido incluir ascendentes como dependentes no plano de saúde.
1ª CATERPILLAR Local: PIRACICABA - SP Atuação: Máquinas industriais e agrícolas Líder: Luiz Carlos calil Descrição: Em 2008 investiu 32 milhões em saúde, 5,5 milhões em educação; 495.000 horas de treinamento; 46.315 idéias sugeridas pelos colaboradores com 79% implementadas economizando 1 milhão de reais. Desenvolve programas na cidade nas áreas: saúde, educação, meio ambiente, segurança e ação social Benefícios: 2 ambulatórios médicos e médicos disponíveis 24 horas; atendimento familiar de saúde; programa para dependentes químicos; excelente salário; remuneração vinculada ao desempenho; aumento anual; rotatividade interna (promoções e transferências)Vantagem: Comunicação clara e eficiente e investe alto para preservar o bom ambiente de trabalho.Desvantagem: A Caterpillar tem apenas 237 funcionárias. Mas a situação começa a mudar.

terça-feira, 17 de novembro de 2009

Para Todas as Mulheres

Pesquisador prova que elas são mais inteligentes
As mulheres dominam nove tipos de inteligência, e os homens, só três
João Ricardo Gonçalves e Pâmela Oliveira
Rio - A vingança é um prato que se come frio. Doze anos depois da divulgação dos resultados de uma polêmica pesquisa que sugeria que os homens têm 4 bilhões a mais de neurônios que as mulheres, finalmente chegou a vez de elas irem à forra. Novo levantamento de um pesquisador carioca, que analisou 137 mil notas de 22 mil alunos, indica que as mulheres podem ser 3% mais inteligentes que os homens, além de dominarem mais diferentes tipos de “inteligências”.
Thathiane (loura), entre as colegas do curso para concursos: ela já passou em duas seleções e estuda para vencer a terceira
Conduzido no Centro Universitário Augusto Motta (Unisuam) pelo professor de Matemática e Estatística José Abrantes, que também dá aulas na Uerj, o estudo interpretou os dados dos estudantes com base na Teoria das Inteligências Múltiplas, do renomado neurologista americano Howard Gardner. A teoria diz que as habilidades individuais vêm dos diferentes 12 tipos de inteligência, genéticos ou aprendidos durante a vida.
“Muitas pesquisas anteriores usavam como base o teste de QI, que privilegia inteligências mais comuns no homem, como o raciocínio lógico. Sou o primeiro cientista que teve a coragem de mostrar que as mulheres são mais inteligentes”, diz Abrantes.
O professor, que dá aulas para estudantes desde o Ensino Fundamental até universitários, teve a ideia da pesquisa ao observar os próprios alunos: “Homens e mulheres são diferentes. As mulheres, por exemplo, são mais atenciosas, organizadas e disciplinadas. Tiram notas mais altas, e considera-se o rendimento escolar um dos indícios de inteligência”. Depois de obter os dados de provas e médias dos alunos, o professor enquadrou determinadas aptidões demonstradas em cada disciplina com a teoria de Gardner.
Matérias relacionadas com ciências humanas, por exemplo, estão mais ligadas às inteligências linguísticas e pessoais, em que elas se destacam mais. Em ciências exatas, em geral, os homens mostram mais domínio quando têm que aplicar o raciocínio lógico e as mulheres aplicam fórmulas de maneira mais exata, e assim por diante. “As mulheres têm interesses em assuntos variados, é natural que sejam mais inteligentes”, acrescenta Abrantes.
Coordenador da Academia do Concurso, Diogo Hudson tem observado nas aulas que as mulheres “cumprem o cronograma de estudo com mais afinco”. Enquanto isso, os alunos “não desistem facilmente”. “Observo também que, em matérias que exigem o poder de síntese, as alunas são melhores. Já naquelas em que é necessário raciocínio lógico, os homens costumam se sair melhor”, diz.
Formada em Fisioterapia, a estudante Thathiane Andrade, 29 anos, comemora o estudo. “Somos mais inteligentes, e isso agora é comprovado”, festeja ela, que já foi aprovada em dois concursos e estuda para o terceiro.
Os homens reagiram à pesquisa de maneira variada. O cantor Reginaldo Rossi concorda que a mulher é mais inteligente: “Os homens agem mais com a emoção, por isso cometem mais crimes passionais. Eles não raciocinam”. Já o taxista Cristiano Marins, 28 anos se defendeu dizendo que acha as mulheres piores ao volante. Seja como for, depois dessa pesquisa, vai ficar difícil o presidente do Fluminense, Roberto Horcades, dizer que as mulheres “só têm dois neurônios”.
Dupla de ‘chefonas’ exalta versatilidade
Ao saber da pesquisa, duas mulheres que venceram em ambientes profissionais geralmente dominados por homens preferiram não dizer que se consideram mais inteligentes, mas reconheceram a versatilidade da mulher como um grande trunfo.Primeira presidente em 57 anos da empresa de alimentos Granfino, Silvia Lantimant, que comanda 560 funcionários — 90% homens —, lembra que as mulheres administram várias atividades ao mesmo tempo com mais facilidade. “Talvez a mulher tenha uma visão mais geral, mais versátil, consiga fazer mais coisas ao mesmo tempo. Se é verdade que nós temos menos neurônios, como vi numa pesquisa, pelo visto usamos melhor”, brinca.Responsável pelas finanças da Prefeitura do Rio, a secretária de Fazenda Eduarda La Rocque, 39 anos, tem quatro assessores diretos — duas mulheres e dois homens. “Elas têm maior capacidade de analisar coisas mais variadas. A gente consegue tocar várias coisas ao mesmo tempo. Até porque na vida a gente esta acostumada a cuidar filhos, do trabalho, de várias coisas”. Mãe de um casal, Eduarda admite, porém, que para sobreviver no mundo financeiro é preciso algumas características masculinas.

Inovação